O que é e como funciona o Direito Penal Falimentar?

Compartilhe este Post

O Direito Penal Falimentar é uma área do Direito Penal que trata dos crimes relacionados à falência, tais como a fraude à execução, a fraude contra credores, a falsidade ideológica, entre outros. Esses crimes são caracterizados por prejudicar os credores ou por dificultar a recuperação da empresa em dificuldades financeiras.

A falência é um processo que envolve a quebra de uma empresa ou pessoa jurídica, em que seus bens são liquidados e utilizados para pagar dívidas. No Brasil, a Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/2005) regula esse processo, bem como os crimes que podem ocorrer durante o mesmo.

Entre os crimes relacionados à falência, destaca-se a fraude à execução, que ocorre quando o devedor, com o objetivo de evitar o pagamento de suas dívidas, transfere bens a terceiros. A fraude contra credores, por sua vez, é caracterizada pelo ato do devedor em diminuir seu patrimônio, prejudicando assim os credores.

A falsidade ideológica também é um crime presente no Direito Penal Falimentar, ocorrendo quando o devedor apresenta documentos falsos ou omissões com o objetivo de ocultar patrimônio.

O escritório de advocacia especializado em Direito Penal e Processual Penal possui profissionais capacitados para atuar na defesa dos clientes envolvidos em processos criminais relacionados à falência. Com ampla experiência e conhecimento na área, o escritório oferece soluções efetivas e personalizadas para cada caso.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Se é importante para você é importante para nós!

Institucional

Áreas de Atuação

Contato

Migliorini & Miranda Advogados Copyright ® 2024 - Todos os Direitos Rervados.

Políticas de Privacidade

FALE AGORA COM UM ADVOGADO!